Bolo de chocolate com pimenta rosa

Antes de mais quero pedir desculpa porque tinha publicado no facebook que a receita estaria disponível ontem, mas eu estou há uns dias com uma constipação tal que ontem até febre tive, e por isso nem vim ao computador.. Mas aqui estou eu de castigo, hoje que iria assistir à minha primeira serenata em Coimbra, para vos dar a receita da receita. Ou seja, eu fiz esta receita a partir de uma receita da vencedora do Masterchef Portugal, a Rita Neto. Já desde a altura em que ela fez este bolo no programa que disse que teria que experimentar e no domingo decidi fazer o bolo para levar na segunda para os meus padrinhos. Foi um sucesso (pelo menos quero acreditar que sim) e até os meus colegas provaram.. eu nem sei porque não comi o bolo apenas provei o recheio e sim, estava com um sabor agradável!
A única coisa que eu não fiz em relação à receita original foi a cobertura porque como a minha forma era aparentemente maior o bolo ficou mais baixo e sobrou imenso recheio por isso aproveitei e utilizei o recheio como cobertura. Não é a mesma coisa, mas para a próxima já sei como fazê-lo.

Ingredientes

Bolo:
160 gr de açúcar
160 gr de manteiga
100 gr de chocolate francês em barra
130 gr de farinha para bolos
4 ovos
Recheio:
250 gr de chocolate francês 
250 gr de manteiga
2 gemas de ovos
1 colher de chá de pimenta rosa
Natas q.b.

Cobertura:
Chocolate francês (barra)
Natas q.b.
Manteiga (a mesma quantidade do chocolate)

Preparação

Bolo:

1- Pré-aquecer o forno a 180º. Em banho-maria, derreter o chocolate juntamente com a manteiga. 

2- Bater as gemas com o açúcar até ficarem claras e fofas. Misturar o chocolate derretido e continuar a bater por mais 3 minutos.

3- Peneirar a farinha e misturar no preparado anterior. 

4- Levantar as claras em castelo e misturar lentamente ao preparado. Colocar na forma previamente untada com manteiga e farinha. Colocar no forno durante 20 minutos.

Recheio:

5- Colocar a manteiga e o chocolate em banho-maria, quando ambos os ingredientes estiverem unidos, juntar as duas gemas já batidas, mexendo sempre. Quando começar a solidificar, voltar a pôr em banho-maria e juntar as natas até ficar com a consistência de mousse. Juntar a pimenta rosa, moída na hora no almofariz. Reservar.

Cobertura:

6- Derreter a manteiga em banho-maria com o chocolate. Quando os ingredientes estiverem unidos, juntar as natas, em quantidade suficiente para deixar o preparado mais cremoso.

7- Para finalizar o bolo, cortar horizontalmente em duas partes iguais, para rechear. Colocar a parte de baixo do bolo no prato, colocar o recheio e cobrir com a parte de cima do bolo. Por fim, cobrir com a cobertura ainda quente. Decorar a gosto com lascas de chocolate e de pimenta rosa, moída ou inteira.
Aqui fica a foto da minha versão um pouco mais "caseirinha" e de inexperiência em pastelaria. Já todos sabem que a menina dos bolos aqui é a minha irmã mais nova!

(faltam umas fotos com o interior do bolo, mas assim que as tiver em minha posse coloco aqui)

Comentários

  1. Adoro bolos de chocolate e esse parece-me bem delicioso
    Fico á esperas das outras fotos
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Chocolate e pimenta rosa é uma combinaçao deliciosa!
    As melhoras!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone