Queques de chocolate, laranja e gengibre (gluten free) [#BolodeDomingo]

Olá olá! :)
Esta semana o #BolodeDomingo chega com umas horas de atraso porque a mudança de casa roubou-me o pouco tempo que tinha livre ontem. 
Hoje trago-vos uns queques saudáveis sem gluten, com farinha de espelta e de aveia. Já experimentaram espelta? Dou-vos uma dica: não comprei farinha de espelta, é mais caro. Eu compro a espelta e depois é só transformá-la em farinha em casa. 
Aqui fica a receita, espero que gostem! Não sei se já perceberam mas estou fã de queques porque para além de sujar menos louça é super prático.



Queques de chocolate, laranja e gengibre (gluten free)
(adaptado daqui)

Ingredientes (9 a 10 queques):

100 g de farinha de espelta;
85 g de farinha de aveia;
2 c. de chá de fermento;
Uma pitada de sal;
1 ovo grande;
50 g de açúcar branco;
50 g de açúcar mascavado claro;
120 ml de leite;
4 c. de sopa de óleo;
1/2 c. de chá de essência de baunilha;
5 c. de chá de cacau em pó.


Preparação:

Numa tigela grande misturem as farinhas, o fermento e o sal;
Numa tigela média batam bem o ovo e juntem o açúcar branco e o açúcar mascavado, batendo bem até se formar um creme espumoso;
Acrescentem o leite, o óleo e a essência de baunilha;
Juntem os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e envolvam suavemente apenas até os ingredientes ficarem misturados e sem misturar demasiado;
Juntem o chocolate envolvam suavemente;
Coloquem a massa nas forminhas e levem ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 minutos;
Sem retirar os queques do forno, descer a temperatura para os 160º e deixar estar cerca de 5 minutos.
Desenformem e acompanhem os queques com um chá.




Comentários

  1. que bonitos que ficaram com uma cor mesmo maravilhosa, devem estar bem deliciosos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor não é o mesmo mas é bom na mesma! :)
      Obrigada António!

      Eliminar
  2. Houve uma fase que preferia bolos em vez de queques! Depois houve uma fase em que preferia queques em vez de bolos! Agora estou num misto! É raro eu fazer bolos ao domingo, mas a tua rubrica inspirou-me e ontem saiu um, saudável e delicioso. Em breve publico! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo a gostar muito de fazer bolos, mas os queques ficam tão bonitos numa mesa :) para não falar do quão deliciosos são!
      Curiosa por ver esse bolinho, Elisabete!
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone