Muffins de chocolate com linhaça e aveia

De manhã deixei-vos uma sugestão para o almoço, agora fica a sugestão para o lanche... e isto porquê? Porque não quero que fiquem deprimidos a pensar que só vou colocar comida saudável e pouco calórica, muito pelo contrário. Vou dar-vos exemplos de como um queque, bolo ou biscoito pode ser uma solução menos calórica, mais saudável mas muito saborosa :)
Por isso mesmo decidi fazer esta tarde uma receita que já algum tempo estava na gaveta e que ainda não tinha experimentado e vai que... gostei!! 
A receita é da Revista Teleculinária Gold Nº 108, de Setembro, mas eu vou contando as minhas peripécias e as minhas sugestões.

14 unidades

Ingredientes: 

120g de creme vegetal amolecido (usei manteiga)
160g de açúcar amarelo (eu coloquei 150g)
2 ovos
1 dl de leite magro (usei meio gordo)
80g de cacau em pó
180g de farinha (usei farinha integral)
1 c. café de fermento em pó
80g de flocos de aveia (usei flocos de aveia fina)
2 c. sopa de sementes de linhaça
Creme vegetal para untar

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC. Barre pequenas formas com creme vegetal.
Deite o creme vegetal numa taça, junte o açúcar e bata muito bem. Adicione os ovos, um a um e batendo sempre, bem como o leite, o cacau, a farinha e o fermento. 
Junte os flocos de aveia, envolva e divida a massa pelas formas sem as encher demasiado. 
Polvilhe com as sementes de linhaça e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva frio.

Dicas da Cátia: Se o forno já estiver bem quente 15 minutos bastarão para cozer bem os muffins e não os deixar secos. No meio de toda a confecção dei conta de que a minha mãe não tinha fermento em pó... foi o pânico total por uns momentos, mas como já vou percebendo qualquer coisa de culinária decidi substituir o fermento por bicarbonato de sódio e... os muffins cresceram à mesma :) 
Outra dica que vos dou é: se não tiverem como medir líquidos façam como eu, medi meia xícara e dá mais coisa menos coisa 1 dl. E tive que fazer isto porquê? Porque como raramente faço bolos e doces não sabia onde estava o medidor.. enfim. 

Como vêem cozinhar é tudo menos um aborrecimento, é uma autêntica aventura!!
Espero que gostem, eu gostei e acompanhei com um belo chá ao estilo de Marrakech e combinou muito bem!


















Ah, esqueci-me de dizer que esta receita tem uma vantagem... sujar pouca loiça!! Nem batedeira usei... se há coisa que gosto pouco de fazer na cozinha é lavar loiça ehehe ;)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone