"Empresta-me a tua cozinha e eu cozinho para ti" #1 Lasanha de bacalhau

E cá estou eu, como prometido, para dar início a uma nova rubrica aqui no blogue. 
Esta ideia surgiu porque quase todos os meus amigos quando souberam que tinha um blogue de culinária me diziam que tinha de ir cozinhar a casa deles... e eu pensei, que óptima ideia para uma rubrica no blogue, eu vou cozinhar para os amigos, coisa que gosto imenso de fazer, cozinhar para quem gosto, porque cozinhar é sem dúvida um acto de amor, e depois junto o útil ao agradável e partilho no blogue... e assim foi. O primeiro aluguer de cozinha foi na casa da minha amiga Raquel e foi esta a ementa: Lasanha de bacalhau. 

Serve 3 a 4 pessoas

Ingredientes:

Bacalhau demolhado desfiado
Queijo mozzarella ralado
Placas de lasanha com espinafres (Milaneza)
Molho bechamel (manteiga, farinha e leite)
1 Cebola grande
3 dentes de alho
2 tomates pelados
Azeite q.b. 

Preparação:

Comecem por ligar o forno a 180ºC. 
De seguida piquem a cebola e os alhos e juntem numa panela com um pouco de azeite e os tomates pelados. Quando a cebola estiver mole juntem o bacalhau desfiado e deixem cozinhar. 
Para o molho bechamel basta derreter a manteiga, juntar a farinha e ir adicionando aos poucos o leite. Eu costumo fazer sempre a olho, mas se não quiserem ter trabalho existe molho bechamel já feito à venda. 
Quando o bacalhau atingir o ponto de cozedura juntem metade do molho bechamel ao preparado e depois comecem por "montar" a lasanha num pirex alternando o preparado com as placas, e no final reguem com o resto do molho bechamel e coloquem o queijo ralado por cima. 
Coloquem no forno pré-aquecido durante aproximadamente 20 minutos.

Dicas da Cátia: Se o vosso molho bechamel ficar com alguns grumos não desesperem... a varinha mágica é sempre a minha melhor amiga nestas ocasiões! 
Utilizem placas que já são pré-cozidas, mas de qualquer forma passem-nas por água quente para garantir que cozem mais rápido e assim poupam no tempo em que está no forno.

Nota: a minha lasanha não ficou muito bem gratinada por cima, mas deixem ficar até estar mais queimadinha por cima, eu hoje não deixei porque estava tudo cheio de fome e a dizer que já estava óptima!


Comentários

  1. Acontece-me o mesmo, os amigos estão sempre a pedir para lhes cozinhar.
    Lá lhes vou fazendo a vontade de vez em quando, mas não posso criar uma rubrica deste género senão corro o risco de nunca mais ver a minha cozinha;-)
    Beijo e boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone