Bolachas natalícias

Sábado à noite. Saudades de casa. Frio. 
Foram estes os motes para o meu serão de sábado à noite passado no cozinha com a ajuda da minha irmã Simone e a supervisão e palpites da minha mãe. Confesso que estava com saudades da "minha cozinha", e nada melhor do que fazer bolachas ou biscoitos quando temos frio porque a proximidade do forno ajuda, e muito!
Aqui fica a receita de uma das minhas bolachinhas de Natal preferidas! Trarei mais com certeza... 

Ingredientes:

250 g de manteiga
250 g de açúcar em pó 
1 ovo
1 gema de ovo
550 g de farinha
1 c. (chá) de sal (usei sal fino)
Raspa de 1 limão

Para a decoração e/ou recheio:

100 g de chocolate preto
100 g de chocolate branco 
Cacau e açúcar em pó (opcional)

Preparação:

Misturem a manteiga derretida com o açúcar, a raspa de limão, a gema e o ovo. 
Adicionem a farinha peneirada com o sal e mexam até obter uma massa lisa e sem grumos.
Coloquem entre duas folhas de papel vegetal (ou película aderente se não tiverem papel vegetal), e estiquem com o rolo da massa até obterem uma espessura razoável (mais ou menos 5mm), e deixem no frigorífico durante uma hora.
Passada essa hora, cortem a massa com um corta massa, em forma de estrela, coração, fica ao vosso gosto e critério. 
Coloquem a massa num tabuleiro untado com manteiga e peneirado de farinha e levem ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 10 minutos.
Retirem e deixem arrefecer. 
Piquem os dois tipos de chocolate e derretam-nos em banho maria. Com o chocolate derretido podem rechear as bolachas, apenas pincelá-las de chocolate e/ou polvilhá-lhas com açúcar e cacau, ou ainda comê-las sem qualquer tipo de cobertura.
*receita adaptada da Revista Cozinha Fácil número 4

Dica da Cátia: Eu gosto muito de colocar como recheio doce de framboesa ou de laranja, mas isso já parte do gosto pessoal de cada um, fica a dica para experimentarem!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone