Brownie de chocolate com cheesecake de framboesa

Esta tarde foram quase 7 horas na cozinha... Aproveitei que o forno estava operacional e fiz 9 receitas! Duas delas só poderei concluir amanhã porque necessitam de repouso, mas hoje deixo aqui a primeira de nove que colocarei aqui no blogue até amanhã... e a feitura desta receita tem uma história engraçada, isto porque quando fui ao supermercado hoje ia comprar queijo mascarpone para fazer um cheesecake, e foi o que eu inicialmente tinha pensado... mas como quase sempre os planos saíram-me furados... Não havia mascarpone de 250g, só de 500g e a minha verba não era muita, mas eis que vejo uma coisa que nunca tinha visto: mascarpone de chocolate. Comprei, mas quando vinha para casa pensei que um cheesecake de frutos dos do bosque com mascarpone de chocolate não era boa ideia... então decidi procurar uma receita com chocolate e que levasse mascarpone... e descubro um blogue genial, e esta receita maravilhosa... É do Blog do Chocolate, que eu aconselho a visita e ficou muito bom apesar de eu não ter colocado as framboesas frescas porque não encontrei à venda... 
Para o meu gosto pessoal torna-se um pouco enjoativo se comermos mais que um ou dois quadradinhos, mas é ideal para beber com um chá verde ou preto! Para um lanche com amigos é perfeito! 
Passo a citar a receita:


Ingredientes:


BROWNIES:
115 gr. de manteiga sem sal
225 gr. de chocolate picado
250 gr. de açúcar granulado
3 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
95 gr. de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de sal



CAMADA DE CHEESECAKE DE FRAMBOESA:
225 gr. de queijo creme (amolecido)
50 gr. de açúcar
1 gema de ovo
80 gr. de doce de framboesas

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

Deixe o queijo creme à temperatura ambiente durante algum tempo para que fique mole enquanto prepara os brownies.



BROWNIES:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria (ou ao lume mas tendo o cuidado de sempre mexer a mistura, cerca de 6 minutos), envolva bem até conseguir um preparado homogéneo.

Deixe arrefecer à temperatura ambiente (cerca de uns 15 minutos), ou então leve ao frigorífico uns minutos para acelerar o processo.

Junte o açúcar à mistura do chocolate/manteiga e bata até tudo ficar envolto.

Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição, até ficar homogéneo.

Adicione a baunilha e depois junte delicadamente a farinha e o sal, apenas misturando sem bater.

Coloque este preparado na forma que já está forrada com o papel vegetal, reservando no entanto 1/4 de chávena da mistura para posterior utilização.



CHEESECAKE DE FRAMBOESAS:

Bata numa batedeira em velocidade média o queijo creme amolecido com o açúcar, a gema de ovo e o doce de framboesas até que esta mistura esteja completamente lisa (cerca de 1 minuto).

Coloque colheradas deste creme por cima de todo o preparado de chocolate, cobrindo-o, e depois espalhe o resto da massa dos brownies que tinha reservado anteriormente.

Deslize uma faca através das várias camadas por forma a criar um padrão de espiral e por fim coloque algumas framboesas frescas por cima da massa.

Leve ao forno cerca de 30 minutos (sensivelmente) e faça o teste do palito que deverá sair quase limpo mas não totalmente.

Quando tiverem passado cerca de 20 minutos de cozedura, cubra-os com papel de aluminio para evitar que fiquem muito escuros.

Deixe os Brownies arrefecerem totalmente (cerca de 4 horas) antes de os cortar em quadrados. Pode acelerar este processo deixando-os à temperatura ambiente cerca de 30 minutos e depois colocá-los no frigorifico cerca de 2 horas.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone