domingo, 29 de março de 2015

Tarte pastel de nata

Hoje trago-vos uma gulodice da qual já tinha muitas saudades. A tarte pastel de nata da minha mãe, hoje feita pelas duas... era um "habitual" em casa aos domingos mas foi dando lugar a outras receitas e arrumada na gaveta. Foi a altura certa para tirar o pó à receita e voltar a fazê-la... :) 
Depois de ter feito uma caminhada de 6 km ontem hoje desgraço-me com uma fatia de tarte... mas não dá para resistir! É domingo e é preciso aproveitar os momentos em família, já que se avizinham dois meses cheios de trabalho e com muito pouco tempo para vir a casa e para cozinhar...
Resto de bom domingo, espero que gostem!



Ingredientes: 

Massa:
100 g de açúcar
100 g de farinha
1/2 c. (chá) de fermento em pó
100 g de manteiga 
1 ovo 

Recheio:
5 gemas
9 c. (sopa) de açúcar
2 c. (sopa) farinha maisena
1 limão (raspa)
750 ml de leite
1/2 c. (chá) açúcar baunilhado


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece por preparar a massa batendo o açúcar com o ovo, a farinha, o fermento e a manteiga derretida. Depois de estar bem batido coloque a massa a cozer numa tarteira untada com manteiga e polvilhada com farinha durante 10 minutos. Retire e reserve.
Para o recheio misture as gemas com o açúcar, junte a farinha, o açúcar baunilhado e a raspa de limão e continue a mexer. De seguida junte o leite e leve a lume brando até engrossar o recheio. 
Coloque o recheio na tarteira por cima da massa já cozida e leve ao forno até ficar bem coradinha. 
Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.


















6 comentários:

  1. Que bom aspeto e fácil de fazer. Vou experimentar um dia destes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Ana ;) é simples e é muito boa!
      Beijinhos!*

      Eliminar
  2. Ser receita habitual é muito bom sinal :) Nunca fiz nenhuma tarte pastel de nata, mas já «ajudei» na confeção de algumas, não sei se conta. Acho que prefiro as pequenas, mas essas grandes são adoráveis! Parece muito boa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que também conta Avelã ;) estive na dúvida entre as mais pequenas e esta grande, mas as pequenas fica para a próxima! :)
      Beijinhos

      Eliminar